segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

CASTING / PROCURA-SE

Procura-se pessoa de idade avançada, entre os 55 aos 65 anos, do sexo masculino, com ou sem experiência cinematográfica, para uma curta-metragem, trabalho final de curso, sem motivos financeiros nem publicitários.

Tipo de papel a desenrolar e data de rodagem: Personagem Principal / Finais de Fevereiro.

Entidade e Local: Escola Artística de Soares dos Reis, na rua Major David Magno, Porto.

Nome: Miguel Oliveira Dias - Contacto: 913154315
E-mail: migueloliveiradias@gmail.com

Mais informações em: paavideo-migueloliveiradias.blogspot.com

-----------------------------------------------------------------------------

Data do Casting: Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009
(Das 15h ás 18h)

-----------------------------------------------------------------------------

Nº de Participantes até ao momento: 5


Panfleto informativo (formato .pdf)


A vossa contribuição é necessária!

Obrigado,

Um abraço.

Sinopse e Texto Argumento

Após longas semanas de trabalho, está na altura de mostrar alguns frutos do meu esforço, sendo assim, estou a tornar pública a minha história, em formato de texto argumentativo.


Sinopse:

A história de uma pessoa que vive o passado no presente. Após a queda do seu calendário, irão acontecer algumas mudanças incómodas para a vida de João Barreiro. Ele vai ter que aguentar estas mudanças até que... Acabem!


Texto do Argumento:


Esta é a história do Sr. José, homem de idade avançada, que, vivendo no século XXI, mantém o pensamento e o gosto pelas coisas da sua juventude, há 50 anos atrás.

O Sr. José é uma pessoa muito conservadora, prefere os objectos do passado aos actuais, agradam-lhe mais as imagens a preto e branco do que a cores, quer sejam da televisão ou dos jornais e até gosta, mais dos telefones antigos. Tem uma tal obsessão pelo modo de vida de antigamente, que até o seu calendário aparenta ser de outra época. O neto do Sr. José, Nuno, costuma passar com o Avô os fins de semana, mas, certa vez, foi lá para casa a uma 5ª feira. O Nuno adora computadores, consolas, e todas as tecnologias relacionadas, enquanto que o Avô detestas essas coisas e nem as que ver à sua frente.
Nesse dia, o Nuno ia a correr direito ao Avô, levando escondida no bolso uma "Playstation Portable", quando bateu na mesa onde estava o calendário antigo e os outros objectos da mesma época.
A "Playstation Portable" caiu juntamente com o calendário, não tendo o Avô reparado em nada e o Nuno, apenas apanhou a sua consola. Porém a partir desse momento, vão passar-se vários acontecimentos estranhos.

O Avô que estava a ler o seu jornal antigo, pousou-o por uns segundos para beber o seu café matinal, mas, quando voltou a pegar-lhe, reparou que tem nas mãos um portátil, de última geração, com a página do jornal aberta online. Apavorado com o que viu, pousou o portátil e procurou o jornal mas nada encontrou... A seguir, tentando desviar o pensamento do sucedido, ligou o rádio, mas 5 segundos depois o rádio antigo transformou-se num actual, com música moderníssima , que o Sr. José, detestava! Num impulso, tentou desligá-lo, e lá conseguiu.

Mais uma vez, para se acalmar, ligou o seu velho televisor a preto e branco e tentou concentrar-se nas notícias. Porém, o seu neto surge novamente em corrida, dizendo que se tinha magoado e pedindo ajuda. Quando o Sr. José volta a olhar para a televisão depara com uma excedente imagem a cores! O comando até lhe saltou das mãos e teve que se levantar para correr para o botão do receptor e desligá-lo.

O Sr. José cada vez mais desorientado com o que se sucedia, optou por sair de casa e foi para a rua, o que, aliás, nunca lhe agradava muito. Contudo, dirigiu-se a um café onde sabia ir encontrar alguns amigos, confiando que aí não iria ter problemas. Logo o convidaram para jogar, mas para sua máxima surpresa, o jogo era numa "Playstation". O Sr. José ficou aterrorizado e voltou logo para casa em passo rápido.

Quando chegou, estava o neto a arrumar o que tinha caído da mesa e a repor o calendário no lugar. O Avô agradeceu e, cansado com tudo o que tinha acabado de experimentar, sentou-se e, por momentos, adormeceu.

Quando acordou, tudo o que se transformara em novo, tinha regressado às formas do passado! O Sr. José olhou em volta e suspirou de alívio.

Fim!

A vossa contribuição é necessária!

Espero que gostem!!!

Obrigado,

Um abraço.